Super Smash Bros. Brawl (大乱闘スマッシュブラザーズX, Dairantō Sumasshu Burazāzu Ekkusu?) é um game de luta crossover (Envolvendo personagens de franquias diferentes) desenvolvido pela Sora, Ltd. e publicado pela Nintendo para o Nintendo Wii. Sendo o terceiro jogo da franquia Super Smash Bros., sua lista de personagens se expande mais do que o predecessor e é o primeiro da série a incluir personagens de third-parties. Muitas das músicas do jogo são arranjos de temas de jogos anteriores de outras franquias, feitos por 39 músicos de várias empresas.
Assim como seus predecessores, Super Smash Bros. Brawl é uma exceção em jogos de luta, notavelmente em seu método simplificado de comandos e ênfase em nocautes para fora da arena. Brawl também inclui um modo solo mais arrojado que os antecessores, com a criação do modo de aventura em side-scrolling, conhecido como The Subspace Emissary. Este tem como principal característica a história em CGI apresentando os personagens jogáveis de Brawl. O título dá suporte a até quatro jogadores de uma vez, conexão à Nintendo Wi-Fi Connection e foi recebido com boas críticas, vendendo mais de 3,2 milhões de cópias no mundo.
Super Smash Bros. Brawl foi anunciado em uma conferência pré-E3 de 2005 pelo presidente da Nintendo Satoru Iwata. Mais tarde no mesmo dia, Iwata pediu ao diretor dos dois outros games da série, Masahiro Sakurai, que também dirigisse o terceiro game, aceitando. Quando a produção do jogo começou em Outubro de 2005, a Nintendo listou a ajuda de produtores estrangeiros especialmente para Brawl. Na E for All de 2007, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, disse que Brawl seria lançado em Dezembro daquele ano nas Américas. O lançamento seria adiado para 10 de Fevereiro de 2008 e depois para 9 de Março do mesmo ano.
Super Smash Bros. Brawl foi anunciado em uma conferência pré-E3 de 2005 pelo presidente da Nintendo Satoru Iwata. Mais tarde no mesmo dia, Iwata pediu ao diretor dos dois outros games da série, Masahiro Sakurai, que também dirigisse o terceiro game, aceitando. Quando a produção do jogo começou em Outubro de 2005, a Nintendo listou a ajuda de produtores estrangeiros especialmente para Brawl. Na E for All de 2007, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, disse que Brawl seria lançado em Dezembro daquele ano nas Américas. O lançamento seria adiado para 10 de Fevereiro de 2008 e depois para 9 de Março do mesmo ano.
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